UX DESIGN, Nov 2024
UX DESIGN, Nov 2024
Simplificando o gerenciamento de tokens para sessões de marcação de ponto em uma plataforma SaaS de RH.
Simplificando o gerenciamento de tokens para sessões de marcação de ponto em uma plataforma SaaS de RH.
Simplificando o gerenciamento de tokens para sessões de marcação de ponto em uma plataforma SaaS de RH.
Simplificando o gerenciamento de tokens para sessões de marcação de ponto em uma plataforma SaaS de RH.
O Comunix é uma plataforma integrada de operações de RH que surgiu como centralizador da conexão entre empresas e seus colaboradores.
Das expansões do projeto, veio a iniciativa de Ponto Eletrônico, o qual fui encarregado de mapear e desenvolver enquanto solução, com foco principal em nível de interação.
A Comunix, enquanto empresa, anteriormente pertencia ao grupo RB Serviços, mas logo cresceu ao ponto de necessitar de uma gestão apartada.
Logo Comunix, 2024.
Estávamos para desenvolver a solução de página de ponto externa, apartada do Módulo de Ponto Eletrônico. Funciona tal qual um Registrador Eletrônico de Ponto virtual, a ser usado, por exemplo, em tablets nos corredores das empresas.
Papéis envolvidos nesse processo:
O Tech Lead recém saído havia deixado uma lógica na qual a Pessoa Supervisora do Sistema gerava e monitorava uma série de tokens que serviam de login, combinados com senhas aleatoriamente geradas para serem distribuídas para Pessoas Ativadoras das sessões de página de ponto. Esse processo visava desnvincular a pessoa ativadora da credencial de ativação, de forma a tornar uma demissão um empecilho a menos. Porém a gestão desses tokens e senhas era, além de complexa, insegura e incompleta, pois a distribuição de senhas não encontrou um canal seguro o suficiente, pois qualquer forma de transferí-los, seja por e-mail, mensagem ou pessoalmente, deixava brechas de segurança no exato problema que o conceito de autenticação tentava solucionar.
Precisávamos rapidamente mudar o curso da solução, a tempo de ser implementada.
Product Designer
Cross plataforma: Web Desktop, Web Tablets, App para dispostivios móveis.
2024, 2 semanas. (Após 5 meses projetando outras funcionalidades e conhecendo o sistema e outros módulos).
Analisei e redesenhei os fluxos de trabalho dos pessoas supervisoras de sistema, das ativadoras de sessão e colaboradores que registram ponto para identificar pontos problemáticos e vulnerabilidades de segurança.
Ferramentas: Fluxogramas de Usuários e Service Blueprints.
A página já estava desenhada e implementada, pois foi diretamente supervisionada pelo antigo Tech Lead junto aos desenvolvedores. Tentei ao máximo aproveitar o que fazia sentido do ponto de vista de padrões de interface e tabelas.
Sendo uma solução altamente tecnológica, e envolvendo muitos conceitos pouco tangíveis para mim, precisei validar todos os pontos de contato e disponibilidade da tecnologia necessária com Arquitetos de Sistema e Product Managers. Pode parecer óbvio, mas cabe ressaltar que houve idas e vindas, pois precisou de ajustes.
A fim de reduzir o ruído na comunicação, fiz prototipagem de todas as etapas da solução, apresentei, tive apontamentos em retorno e ajustei, me certificando de que os conceitos da solução eram de entendimento comum.
Introduzi um link permanente e fácil de usar, a ser definido pelo administrador, na mesma página de gerenciamento de tokens (por exemplo, company.com/clock-in-page). Acessar o link exibiria um código QR, que é atualizado a cada 5 minutos. A tecnologia já estava disponível em outro módulo.
Permitiu que os ativadores de sessão lêssem o código QR com seus aplicativos móveis pessoais, autenticassem a sessão neles e assim ativasse o token nos dispositivos dedicados à marcação de ponto, sem exporem quaisquer tokens e senhas nessas máquinas compartilhadas.
Mantive e reaproveitei a tabela de controle para que os supervisores de sistema visualizassem as sessões ativas, incluindo detalhes como identidade do ativador, horários das sessões e datas de ativação, com opções para desativar tokens/sessões comprometidos.
O redesenho simplificou o processo de ativação das páginas de ponto, reforçou a segurança ao eliminar o uso de tokens e passwords compartilhados, reduziu significativamente a complexidade da solução e proporcionou aos supervisores do sistema uma melhor supervisão das sessões ativas.
CIO, Tech Manager e desenvolvedores revisaram e aprovaram a solução que propus, mas devido à priorização de demandas mais urgentes, foi colocada no backlog.
Obrigado pela visita!
© Copyright 2024. Ígor Jales - UI/UX Designer