Product DESIGN,  JUN 2020

Product DESIGN,  JUN 2020

Web Sistema Viva

Web Sistema Viva

Web Sistema Viva

Sistema interno de uma “Photo-Concierge”

Sistema interno de uma “Photo-Concierge”

Sistema interno de uma “Photo-Concierge”

Sistema interno de uma “Photo-Concierge”

Desafio

Desenhar um web sistema para consolidar as operaçõesda VIVA, uma empresa de Photo Concierge que opera dentro de resorts.

Creating a Web System from scratch to unify the operations from VIVA, a Photo Concierge company that works inside resort hotels.

Meu papel

Designer de Produto (UI/UX Designer)

Plataformas

Web para Computadores Desktop; Web para Tablets

Ano & duração

2020, 2 meses

Cliente

VIVA, uma empresa de Photo Concierge, presente em hotéis e resorts brasileiros, à época do trabalho, em Natal e Maceió, com unidades em seis resorts.

A empresa oferece o registro dos momentos escolhidos pelo cliente de forma ágil, amigável e profissional e vende recordações na forma de fotos em álbuns e souvenirs.

VIVA, a Photo Concierge company that is set in Brazilian Hotels and Resorts and, by the time of this job, in the cities of Natal and Maceió, with units in six Resorts.

The company offers photoshoot for moments chosen by the client, in a fast, friendly and professional way. They sell these as mementoes, photo albums, and other pieces of memorabilia. 

VIVA Brand 30
VIVA Brand 20

Identidade de marca Viva, Agência  Mariz

Etapa de descoberta

O problema

O fluxo de trabalho da VIVA é bem estruturado, mas se beneficiaria bastante de um sistema centralizado para suas equipes de serviço e de produção. O registro e processamento de suas atividades estão espalhados por diferentes aplicativos e documentos, tornando difícil para a gestão acompanhar e auditar todo o processo. Por isso, eles foram até a empresa de software onde eu trabalhava para obterem um sistema personalizado, o qual fui encarregado de projetar.

O processo de trabalho da VIVA

A fim de conseguir uma compreensão completa do fluxo de trabalho da VIVA, eu e o Product Owner tivemos conversas com os diretores da VIVA e alguns de seus funcionários. Eles gentilmente nos cederam seus manuais de treinamento internos, contendo alguns fluxos importantes para estudarmos.

Viva Processo de Loja

Processos de loja da Viva’s e Manual Descritivo, Viva 2020

Viva Processo de Loja

Processos de produção da Viva’s para um álbum de fotos, Viva 2020

Bp-Viva-02 (1) 2

Fluxo de trabalho da Viva, Interdev 2020

Transformando o processo em um web sistema

Antes das telas, mapeamos os fluxos!

Tivemos que adaptar esses vários fluxogramas em um Blueprint de Serviço abrangente que pudesse mostrar cada um dos atores e ações da VIVA. Também tivemos discussões online com a equipe da VIVA para garantir que estávamos fazendo tudo certo.

Fluxo de Tarefas (Taskflow)

Fiz um fluxo de tarefas linear, baseado na minha compreensão do processo de produção da VIVA. Em cada passo, anotei qual funcionário da VIVA executava a tarefa e quais informações eram agregadas (data, hora, e brief do ensaio).

Screenshot 2021-01-08 at 17.43.50

Fluxo de Tarefas dos processos da Viva, Ígor Jales 2020

Planta do Serviço (Service Blueprint)

Eu precisava observar com mais clareza o fluxo de trabalho, então, separando em faixas horizontais a atividade de cada funcionário, desenhei uma versão adaptada da Planta do Serviço. O fluxograma segue uma sequência cronológica, com o tempo fora de escala. Este foi o exercício definitivo para começar a determinar os elementos de interação.

Wireflow

User Flow do Sistema Viva para quatro diferentes perfis de usuários, Ígor Jales 2020

E foi assim que conseguimos identificar os papeis dos usuários que seriam diferentes no sistema. Também usei alguns desses símbolos a seguir para marcar os papéis dos usuários nos diagramas e me ajudar a não me perder:

Qualquer usuário, Assistente Comercial; Fotógrafo; Consultor de Vendas
Assistente de edição; Impressor, Financeiro; Admin.

Etapa de design

Dando forma ao sistema

Sketches & Wireframes

Fichas de controle

Dessa anotação dos dados que eram inseridos, eu pude determinar formas melhores de separar os dados e criar duas fichas interligadas, que seriam tratadas pelos usuários como objetos diferentes, que chamamos de Ordem de Serviço (OS) e Ordem de Produção (OP).

Embora sejam do mesmo pedido, o propósito de separar essas fichas é mostrar dados diferentes que serviriam a usuários/agentes diferentes no processo.

Frame 1506
sggrd01
sggrd02
sggrd03

Listei 18 status totais, e discuti com o Product Owner quais seriam relevantes manter. Ao final sobraram 12, sendo 5 de Ordem de Serviço e 7 de Ordem de Produção.

Etapas Ordem de Serviço

Os cinco Status de uma Ordem Serviço.

Etapas Ordem de Produção

Os sete status de uma Ordem de Produção.

Ficha de Ordem de Serviço

No cabeçalho da ficha constam o número de protocolo, o botão acionável de confirmar e seguir para o próximo status e outras informações relevantes para os operadores.

Abaixo, as abas Agendamento, Brief e Fotos funcionam para todos os usuários.

Ficha de Ordem de Produção

O cabeçalho se repete, o protocolo permanece o mesmo.

Abaixo, as abas Dados do pedido mostram informações relevantes para a montagem do produto. Na aba de Pré Produção, o editor confere os arquivos a serem impressos. 

Frame-1438@2x-1
Frame-1440@2x

Teste do Protótipo e Apresentação

Idealmente, o sistema deveria ter sido testado com alguns cenários de uso simulados. Mostramos o protótipo para os usuários antes de sua interface visual estar completa, já que eles eram os únicos e reais usuários e estávemos com um prazo apertado.

O sistema completo, mostrado no arquivo original. As setas azuis são os links que funcionam quando se muda para o modo protótipo navegável.
 

Seções comuns, padrão de sistema

Login

Com estados de validação e recuperação de senha.
 

Clients

Listagem de clientes, cada um com uma ficha de informações. Vinculados às OS.

Settings

Ajustes dos os níveis de acesso de usuário, dentre outras opções a definir. Disponível só para Admins.

Dashboard

Tela inicial para Admins, mas a última a ser feita. Com estatísticas, indicadores e vistas rápidas.

Módulos e funcionalidades adicionais

Financeiro

Módulo previsto na confecção do sistema. Inclui fluxo de caixa, dentre outras opções.

Relatórios Financeiros

Feature dentro do Módulo Financeiro que também estava no escopo. Pode gerar gráficos de diferentes formas como indicadores de perfomance.

Design Visual

Tipografia

Como substituta próxima para a tipografia Uni Sans no logo, I escolhi Ubuntu para o texto. Pareei com alguns pesos da Roboto, em algumas partes que precisavam de maior legibilidade ou mais nuances visuais.

UniSansvsUbuntu

Estudo de paleta de cores

A VIVA já tinha um branding com esquema de cores bem proeminente, visto nos seus canais e materiais de divulgação, que eram motivo de orgulho. Infelizmente, traduzir tudo isso para o sistema não era uma prioridade. O tempo disponível foi utilizado para um MVP.

Estudo inicial
All buttons are now brown, the ones that read “proceed” and the one that reads “complete”.

Identifiquei tons usáveis que não agrediam os olhos em longos períodos, or evocavam ação quando necessário, dentro dos cenários propostos. O objetivo era equilibrar esses aspectos mantendo a marca VIVA presente, usando uma faixa pequena, mas distinta de cores, tomando cuidado para não torná-las redundantes, comparando a tonalidade e luminância quando próximas, lado-a-lado.

Assim garantiria que nem designers nem desenvolvedores no futuro lidassem com cores redundantes e decisões confusas.

Uso de cores
All buttons designed for VIVA system, in different colours according to their function and behaviour.

Utilizei como guia os botões mais comumente usados em todos os outros sistemas e os traduzi para a paleta da VIVA.

All buttons designed for VIVA system, in different colours according to their function and behaviour.
Conventional-palette@2x

Para botões direcionando a um passo à frente em direção a cometar uma tarefa, optamos pelo marrom escuro. Esses indicariam ao usuário a importância de serem clicados, mas seriam designados para ações não definitivas, aquelas nas quais os usuários podem voltar atrás e mudar suas decisões.
Enquanto que, para ações definitivas, como completar ou enviar uma requisição, haveria um botão com laranja gradiente, igual à cor principal da VIVA.

Brown proceed buttons and orange completion button.
Principais preocupações

Laranja pode ser facilmente confundido com vermelho, tradicionalmente associado com erros e ações destrutivas. Isso levantou preocupação com potencial confusão dos usuários.

Orange button, whose colour is very similar to red

Por conta do prazo apertado, voltamos atrás e seguiram a recomendação de abandonar botões laranjas, em favor dos marrons. Os ícones auxiliares, como as flechas apontando para a direita (→) indicariam a existência de passos seguintes, e check marks à esquerda indicariam as ações conclusivas, definitivas.

Brown proceed buttons and orange completion button, crossed out.
All buttons are now brown, the ones that read “proceed” and the one that reads “complete”.
Nota em retrospectiva (2021):

Encontrei uma solução dois anos depois, que teria liberado o uso do botão laranja sem ambiguidade: adotando roxo em vez de vermelho, como a cor ‘negativa’ do sistema.

Roxo, assim como vermelho, é comumente percebido como sinal de perigo no corpo humano, permitindo aos usuários rapidademente associarem a um contexto negativo com o mínimo de exposição a esse padrão no sistema.

Conventional destructive action button in red, compared to a Purple one.

Telas finais

OS-04-Ordem-de-Servico-PT1-ASSISTENTE-COMERCIAL-Agendamento-VAZIA@2x
OS-09-Ordem-de-Servico-PT-2-BRIEF-FOTOGRAFO-complementou@2x
OS-19-Apresentacao-CONSULTORA-Ficha-de-Producao@2x
OS-22-Apresentacao-CONSULTORA-Ficha-de-Producao@2x

Resultados

A equipe da VIVA se mostrou extremamente satisfeita e otimista com o design do sistema. Os futuros usuários se mostraram satisfeitos com as funcionalidades, embora bastante ansiosos para as implementações e incorporações dessas e de outras novas funcionalidades.

Aprendizados

  • Em um projeto de pequena escala como este, o processo pode se tornar mais artesanal, com um contato dinâmico com os usuários e feedback constante.
  • Projetar para uma boa experiência do usuário pode requerer tempo adequado para iterar e testar ideias. Mas temos de trabalhar com os recursos e o cronograma disponíveis.
  • Pode ser desafiador apresentar novos métodos de design para desenvolvedores experientes que já tem seus próprios fluxos de trabalho. Decidi que meu próximo passo seria trabalhar em uma empresa que tivesse espaço e recursos para trabalhar assim — e deu certo, pois com este case fui aceito na NTT DATA!
  • Quando a cor primária de um sistema for muito próxima ao vermelho, tente usar roxo para alertas negativos.
Back to top Arrow